segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O que acontece no nosso corpo quando tomamos refrigerante?

      Açúcar, corantes, conservantes e cafeína, esses são os principais ingredientes encontrados nos refrigerantes.
      E você sabe o que acontece com o seu organismo ao ingerir esta bebida? Vou detalhar o que ocorre ao beber uma lata de refrigerante, na primeira hora após a ingestão.

Primeiros 10 minutos: Você ingere 10 colheres de chá de açúcar, 100% do que é recomendado diariamente. O doce é tão forte que poderia causar até vômito, mas o ácido fosfórico auxilia na redução do gosto extremamente doce.

20 minutos: Todo esse açúcar estará na sua corrente sanguinea, estimulando o pâncreas a produzir insulina e você irá estocar tudo isso. O fígado também é estimulado e convertendo o açúcar recebido em gordura.

40 minutos: a absorção de cafeína estará completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, e a resposta do fígado é bombear mais açúcar para a corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados, evitando tonturas.

45 minutos: o corpo aumenta a produção de um neurotransmissor chamado dopamina, o que estímula os centros de prazer do corpo. ( Para ser ter uma idéia, provoca uma reação parecida com a da heroína)

50 minutos: o ácido fosfórico irá empurrar o cálcio, o magnésio e o zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. Altas doses de açúcar e outros adoçantes contribuem para o aumento de perda de cálcio na urina, o que aumenta os riscos de osteoporose.

60 minutos: as propriedades diuréticas começam a agir e você urina, só que junto com a urina também serão eliminados nutrientes como, cálcio, magnésio e zinco, que são importantissímos para o bom funcionamento de vários órgãos. E quando a satisfção causada pelo açúcar e pela cafeína diminuem a concentração de açúcar no sangue cai provocando irritação e sonolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário