sábado, 13 de agosto de 2011

Utilizando as cascas dos alimentos

      Você sabia que utilizar partes não convencionais dos alimentos, como cascas, sementes, talos e folhas podem render receitas além de saborosas muito nutritivas?

      Por isso ao invés de descascar a maçã, coma-a com a casca, ela é rica em nutrientes e antioxidantes que previnem contra o câncer.

      Pois é, essas partes dos alimentos que a maioria das pessoas costumam jogar no lixo, sem dar a mínima importância são ricas em vários nutrientes. As cascas das frutas são ricas em micronutrientes, (algumas até mais do que a própria polpa) como o ferro que é muito importante para o sistema imune e para prevenir a anemia, o cálcio importantíssimo para a saúde dos ossos e potássio que é importante para os movimentos musculares. Nas cascas também são encontradas muitas vitaminas além de fibras e carboidratos.

      Abóbora, cenoura, chuchu, abobrinha, abacaxi, laranja, couve, brócolis e agrião são bons exemplos de vegetais que merecem ser totalmente aproveitados.

      A abóbora possui vitamina A, algumas do complexo B, sais minerais e cálcio, mas se for consumida com a casca tem uma dose extra de fibras, que são importantes para o bom funcionamento do intestino. É possível aproveitar as folhas do brócolis que são ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.

      Por isso antes de jogar todas essas cascas fora pense que não são apenas cascas que estão indo para o lixo mas, também fontes de muitas vitaminas, minerais e muitos outros nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo.

     Aqui vão algumas dicas de como reaproveitar as cascas:


Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes

- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
- 1 unidade de gelatina de abacaxi
Modo de Preparo

Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

Rendimento: 5 porções
Valor calórico (por porção): 55 calorias
 
Massa Verde para Panquecas Ingredientes



- 1 xícara (chá) de talos da sua preferência cozidos (agrião, couve, brócolis, espinafre)
- 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de margarina
- sal a gosto




Modo de Preparo


Bata no liquidificador os talos com o leite e peneire. Junte os demais ingredientes e bata novamente no liquidificador. Unte uma panquequeira e faça as panquecas.


Rendimento: 10 panquecas grandes
Valor calórico (por panqueca): 60 calorias


Doce de casca de laranja












Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 120 por porção Ingredientes



Ingredientes:


12 laranjas descascadas finamente (para obter 300 g de casca)
300 g de açucar
1 xícara (chá) de suco de laranja




Modo de preparo:
Numa vasilha com bastante água, deixe as cascas de molho até o dia seguinte. Troque a água várias vezes. Numa panela, leve ao fogo as cascas e cozinhe por uma hora ou até começarem a amaciar. Escorra. Deixe as cascas na panela e acrescente o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo às vezes, até chegar ao ponto de pérola (o fio fica um pouco resistente com uma gota na ponta). Retire do fogo, deixe esfriar e coloque numa compoteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário