quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alimentação dos brasileiros é cada vez menos saudável

      O arroz e o feijão são a base da alimentação brasileira, mas de acordo com  a “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, a alimentação da população brasileira vêm se tornando cada vez menos saudável. Isso acontece porque os brasileiros possuem um padrão alimentar inadequado que é caracterizado por um alto consumo de gorduras, açúcares e sódio e uma baixa ingestão de alimentos protetores como  frutas, legumes e verduras. 

      A pesquisa mostra um aumento no consumo de refrigerantes e biscoitos recheados o que deixam a nossa dieta com alta densidade energética e pouco nutritiva. De acordo com a pesquisa o consumo individual diário de refrigerante totaliza mais de 15 milhões de litros por dia, e quanto maior a renda, maior o consumo. Enquanto que 90% da população brasileira não atinge a recomendação do Ministério da Saúde para ingestão de frutas, legumes e verduras que deveria ser de pelo menos 400mg/dia.
      Ainda de acordo com o estudo 68% da população brasileira não atinge o consumo recomendado de fibras, 61% consome açúcar em excesso, 82% consome gordura saturada em excesso e 70% exagera na ingestão de sódio.

Alimentação Saudável

      Uma alimentação saudável contribui para uma melhor qualidade de vida e previne contra doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.
      A populçaõ brasileira deve aproveitar melhor a grande diversidade de alimentos encontrada em todo o território nacional. Deve aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, consumir mais carnes magras, peixes (no mínimo uma vez por semana) e diminuir o consumo de sódio, açúcar e gorduras.
      O brasileiro deve manter o hábito de ingerir de duas à quatro porções de frutas por dia, três à cinco porções de vegetais, duas à três de carnes magras, leguminosas e sementes oleaginosas, além é claro de ingerir no mínimo seis copos de água por dia.

      Mesmo com a vida corrida dos brasileiros é possível manter uma alimentação saudável até para aqueles que fazem a maior parte de suas refeições fora de casa. Ao optar por restaurantes evite o consumo dos molhos, dê preferência à carnes magras, saladas, arroz e feijão. Dê sempre preferência por uma combinação bem colorida e com pouca gordura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário