terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vitamina A

      Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada) que é a sua forma natural, presente apenas em alimentos de origem animal. E também na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A) que é precurssor da vitamina A e está presente nos alimentos de origem vegetal.

Funções: importante para o bom funcionamento da visão, crescimento e desenvolvimento dos tecidos, importante para reprodução e desenvolvimento embrionário e função antioxidante.

Carência: está associada ao aumento de doenças infecciosas, distúrbios visuais como cegueira noturna, alterações na pele, acne, insônia, perda do paladar e do apetite, úlceras na córnea e inibição do crescimento.

Fontes alimentares: na forma de retinol é encontrada na manteiga, nata, leite integral, queijo, gema de ovo e peixes oleosos. Na forma de caroteno é encontrada na cenoura, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho e etc...

Necessidades diárias: de acordo com as DRIS, a recomendação para o consumo de retinol é: para homens adultos: 900ug/dia e para mulheres adultas: 700ug/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário