terça-feira, 5 de julho de 2011

Conhecendo os Nutrientes

      A vida não poderia ser sustentada sem a alimentação, pois é através dela que retiramos as fontes de energia e os nutrientes ou substâncias necessárias a formação do nosso organismo. A partir daí, ou junto, nasce a saúde, tanto a espiritual como a física.
      Os nutrientes estão presentes nos alimentos que nós consumimos e são divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).

  • CARBOIDRATOS
      São substâncias que fornecem energia ao nosso organismo. Esta energia é utilizada para que possamos realizar nossas atividades diárias, como andar, trabalhar, fazer atividades físicas etc.
     Os carboidratos ficam na base da Pirâmide Alimentar e estão presentes em massas, açúcar, mel, arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, bolachas, biscoitos, macarrão, entre outros. 

 
  • PROTEÍNAS
      As proteínas são substâncias que possuem função de formação de ossos, músculos, formação de células, hormônios e enzimas, participa da coagulação sanguínea, tem função de defesa e é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do organismo em geral, além de fornecer os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Estão presentes em alimentos como os de origem animal (carnes, peixes, aves, ovos leite e derivados) além de alguns grãos como lentilha, grão de bico, feijão entre outros.


  • GORDURAS
      Também são fonte de energia para o nosso organismo além de realizarem o transporte de algumas vitaminas. Estão presentes  nas gorduras animais, no óleo, margarina, manteiga, e outros.




  • VITAMINAS
      São compostos orgânicos vitais para a manutenção saúde e crescimento do nosso organismo. As vitaminas são provenientes da nossa alimentação e possuem várias funções como combate de radicais livres, formação de ossos e pele, participa da coagulação sanguínea entre outras. Estão presentes nas frutas, verduras, carnes, ovos leite e derivados.

 
  • MINERAIS
      Os minerais são fundamental para a defesa e manutenção do nosso organismo. São responsáveis pela formação de ossos e cartilagens, ajudam na manutenção dos tecidos, órgãos e sistema nervoso , além de participar do transporte de oxigênio e gás carbônico. Os minerais são encontrados em alimentos como frutas, verduras, carnes, ovos, leite e derivados.



  • FIBRAS
      As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis em água. Suas moléculas não podem ser  digeridas e nem absorvidas pelo organismo, por isso não nos fornecem nutrientes nem calorias. Mas mesmo assim é importantíssimo o consumo de fibras, pois elas são responsáveis por melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal, prevenindo a constipação e as doenças intestinais. Auxiliam também no controle do peso por proporcionarem maior sensação de saciedade. Alguns alimentos fonte de fibras são uva, maçã, laranja, cenoura, alface e feijão cozido.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário