quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é o Gluten?

      Existem duas leis que determinam que todos os produtos industrializados tenham estampados em suas embalagens de maneira vísivel e clara a todos a mesagem ''Contém Glúten'' e ''Não contém Glúten'', as leis são Lei n° 8.543, de 23 de dezembro de 1992 e a Lei 10.674, de 16/05/2003. Mas afinal  O QUE É O GLÚTEN???
      O glúten é composto por dois grupos de proteínas as gliadinas e as gluteninas, ele é uma substância pegajosa, fibrosa e elástica formada quando se mistura a farinha com a água. É o responsável por reter os gases da fermentação, fazendo os pães crescerem. E também por reter a umidade do pão ou da massa promovendo elasticidade.
O glúten é encontrado no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces.
O fato das embalagens dos produtos industrializados trazerem a mensagem ''Contém Glúten'' está ligado a doença celíaca. A doença celíaca é uma doença crônica que afeta o intestino delgado. É uma intolerância ao glúten. A ingestão de glúten pelos indivíduos afetados por esta doença provoca danos as vilosidades que recobrem a parede do intestino delgado, levando a sintomas como diarréia com perda de gordura nas fezes, vomito, perda de peso, anemia entre outros.
      O tratamento para os portadores dessa doença é uma dieta com ausência total de glúten, o que acaba sendo a parte mais dificil, pois grande parte dos produtos contém o glúten. Mas existem o produtos sem glúten e no site da Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA, possui o nome e endereço de empresas que produzem alimentos sem glúten  (http://www.acelbra.org.br/2004/onde.php), além de empresas conhecidas como Néstle, Batavo, Vigor entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário