terça-feira, 12 de julho de 2011

Pirâmide Alimentar - Guia para uma Alimetação Saudável e Equilibrada



A Pirâmide Alimentar Brasileira foi criada a partir da pirâmide elaborada nos Estados Unidos em 1992.
Os alimentos típicos da mesa brasileira foram separados em oito grupos, (cereais, frutas, vegetais, leguminosas, leite, carnes, gorduras e açúcares), de acordo com a contribuição de seus nutrientes. Em 2005 foi criada uma dieta padrão de 2000 kcal, a qual deve atender a seguinte proporção: 17% de proteínas, 59% de carboidratos e 24% de lipídios.



- Pirâmide Alimentar

- GRUPO DOS CEREAIS, PÃES, RAÍZES E TUBÉRCULOS (5 a 9 porções), são a base da pirâmide e são os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade. Também estão presentes nesse grupo as massas, batata, mandioca. E como em todos os outros gupos deve existir uma preocupação com a qualidade dos alimentos. Uma boa dica é optar pelos integrais, que são mais saudáveis.



- GRUPO DAS FRUTAS (2 a 3 porções por dia), os sucos também entram neste grupo. As frutas são ricas em vitaminas e são ótimas fontes de fibras, que ajudam no funcionamento do transito intestinal.



- GRUPO DAS HORTALIÇAS (4 a 5 porções), as hortaliças são ricas em vitaminas e fibras, além de funcionarem como antioxidantes que ajudam na manutenção da memória, na saúde da pele, unhas e cabelos.



- GRUPO DAS LEGUMINOSAS (1 porção), estão presentes neste grupo os feijões, a lentilha, o grão de bico, e a soja. A soja ajuda no controle hormonal e do colesterol. Existem vários alimentos a base de soja: extrato de soja (leite), suco, farofa, proteína texturizada ( que pode ser um substituto da carne) entre outros.



- GRUPO DO LEITE E DERIVADOS (3 porções), estão presentes neste grupo os queijos, iogurtes entre outros.  Os alimentos deste grupo são uma ótima fonte de Cálcio.
Opte pelos desnatados que são mais saudáveis.


- GRUPO DAS CARNES E OVOS (2 a 3 porções), opte sempre pelas carnes magras de preferência cozidas, frango sem pele e sem frituras. Consumir peixe no mínimo uma vez por semana. A sardinha e o atum são ótimas opções, pois além de terem um preço mais acessível são fonte de omega 3 e 6 que são ácidos graxos essenciais que controlam o nível do colesterol e atuam no sistema imunológico entre outras funções.



- GRUPO DOS AÇÚCARES E DOCES (1 a 2 porções), estes alimentos devem ser ingeridos com moderação, não ultrapassando duas porções por dia.




- GRUPO DOS ÓLEOS E GORDURAS (1 a 2 porções), este é um grupo muito calórico, não devendo ultrapassar duas porções por dia. Mas também tem sua importância, pois fornecem ácidos graxos essenciais, participam do transporte de vitaminas, entre outras funções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário