segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diet X Light



      Os termos Diet e Light, são muito utilizados nos rótulos de alimentos causando muitas dúvidas entre os consumidores na hora da escolha do produto. Mas afinal qual é a diferença entre um alimento DIET e um alimento LIGHT???

Diet

Este termo só pode ser utilizado para alimentos destinados a dietas que tenham restrição de algum nutriente como ausência de sódio, ausência de proteínas. Por exemplo, alimentos com ausência de açúcar, são indicados para diabéticos, alimentos com ausência de gordura é indicado para pessoas com problema de colesterol e alimentos com ausência de sódio, indicado para hipertensos.
Mas não se enganem os produtos DIET, não devem ser associados ao emagrecimento, pois muitas vezes o valor energético não é menor, podendo até ser maior dos que os produtos convencionais. Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar, mas é bem gorduroso (a gordura tem o poder de conferir sabor e textura ao alimento) e calórico mais que o não diet.


Light

      Já os produtos LIGHT, devem apresentar uma redução de no mínimo 25% de algum de seus nutrientes como gordura, açúcar etc.

São pessoas saudáveis que buscam por esses alimentos que possuem uma menor quantidade de calorias comparado aos convecionais. São indicados para pessoas que queiram controlar a ingestão de calorias. Mas atenção, produtos Light só ajudam a perder peso se tiverem uma redução significativa de algum nutriente energético comparado ao convencional.

Um comentário:

  1. Olá, Katia!

    Adoro o blog, aborda assuntos interessantes e muito importantes. Muito bom o post.

    Confira no meu blog um e-book especial que preparei "Guia de Antropometria: medidas, indicadores e protocolos". Acesse: http://julianatoledodefaria.com.br/blog/ e adquira o seu.

    ResponderExcluir